O caminho de Ledigos até Bercianos del Real Camino
Etapa feita em 07/05/2018
Jacques de Molay foi o último chefe da ordem militar dos Cavaleiros Templarios. Morreu na fogueira, condenado pelo rei da França, em Paris, 1314.
(saiba mais sobre as ordens militares neste blog, clicando aqui)
(saiba mais sobre Jacques Molay e os Templarios, neste blog, clicando aqui)
Albergue Jacques de Molay em Terradillo de los Templarios.
A cidade se chamava Terradillos, e em 1912 foi trocado o nome para “Terradillos de los Templários”. Entretanto, o local não tem nenhuma relação com os Cavaleiros Templários”. Por isso, nos 1930s o nome foi novamente trocado para “Lagartos”. Mas, ao que parece, o novo nome não colou.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Seguindo em frente, chega-se ao povoado de Moratinos. Na entrada, vê se algumas cavernas encravadas em colinas. Há uma placa ali, dizendo “os Hobbits não moram aqui “.
Chegando em Moratinos
São adegas de vinho. Moratino foi grande produtor de vinhos, e nestas cavernas se produziam e armazenavam os vinhos. A produção de vinho neste povoado data de 2 mil anos atrás. Moendas, tinas, barris, garrafas, etc. ficavam dentro dessas cavernas, e ali travalhavam os vinicultores. Hoje estão todas abandonadas. Apenas 2 familias de Moratinos produzem vinho hoje.
Algumas adegas ainda são usadas para armazenar queijos e embutidos.
Um muro de adobe em Moratinos.
O caminho Ledigos-Bercianos é bem fácil, tranquilo.
Já bem proximo a Sahagun, cruzamos esta ponte mediaval, sobre o rio Valderaduey. Logo após a ponte, uma pequena ermita.
Ermita da Virgen de Sahagún, em estilo romanico, século 13.
Logo após a ermita, encontra-se este portazinho. É o marco da metade do Caminho Frances ! Passamos por ele com grande alegria, tendo feito a metade sem nenhum problema !
A estátua do marco é um cavaleiro da Ordem de Cluny.
”Sahagun Centro Geográfico do Caminho”.
Monumento feio e esquisito em Sahagun.
Arco San Benito em Sahagun. Era uma porta de entrada de uma antiga igreja, já demolida. Foi construido em 1662, projeto do arquiteto Felipe Berrojo, para substituir uma portada romanica anterior, que estava em ruinas.
Ruinas do Monasterio de San Benito, em Sahagun. Importante monasterio durante a Idade Media, proprietário de grandes areas de terras. Sua decadencia começou no século 15, com a fundação do Monasterio de São Benito de Valladolid, com quem se rivalizou. Houve também desavenças com a elite de Sahagun, pelo dominio e influencia sobre a população. Sofreu então sucessivos incendios criminosos, até se fechar no século 19.
Monumento a Frei Bernardino de Sahagun. Nascido em Sahagun em 1499, foi o mais ilustre filho desta cidade. Faleceu em 1590, na cidade do Mexico. Autor de varias obras em náuatle (lingua dos astecas), consideradas hoje os mais valiosos documentos da história do Mexico. Era franciscano e teve intensa e importante vida do México, para onde foi enviado em 1530 pela Ordem.
Igreja de San Lorenzo, século 13, em estilo Mudejar. Construida toda de tijolos.
Parte de trás da Igreja de San Lorenzo , Sahagun.
No pátio da Igreja, há este monumento. Ele representa dois integrantes da Confraria de Jesus de Nazareno participando de uma procissão de Domingo de Ramos.
Esta confraria existe desde o século 18, e exerce a filantropia (assistencia social). São eles os responsaveis pela guarda e condução de andores, durante a procissão de Domingo de Ramos. Em 1652 o Papa Inocencio X concedeu e um Decreto, total indugencia (perdão dos pecados) a todos os membros desta confraria (!).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
City map, from Googlemaps.
Sahagun tem uma Plaza de Toros, inaugurada em 1902.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Saindo de Sahagun, passamos por esse marco “Centro del Camino”.
Um cruzeiro e uma ponte mediaval ao fundo, em Sahagun.
Uma pausa para se refrescar, em Sahagun !
--------------------------------------------------------------
Bercianos del Real Camino – Ermita Virgem de Perales – Seculo 16.
Memorial de um peregrino falecido no Caminho.
Casas de adobe em Bercianos del Real Camino.
Bercianos del Real Camino as 11:00 está totalmente deserta. Penso que na alta temporada, ela esteja um pouco mais animadinha.
Saida de Bercianos… proxima parada Mansila de las Mulas.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Comentários
Postar um comentário