Portomarin ---> Palas de Rei
O caminho de Portomarin até Palas de Rei
Percorrido em 20/05/2018 (24.8 km)
Saimos de Portomarin as 8:45, um pouco mais tarde que o costume. Andei hoje meio ruim, com pressão baixa, deve ser devido ao calor.
Apesar disso, a manhã foi tranquila, mas a tarde foi de um ritmo mais lento. Chegamos em Palas de Rei as 16:30.
O quarto do hotel ficava em cima de um bar, o barulho de gente bêbada foi até as 21:00, depois disso o silencio foi total.
Hoje foi o dia que tirei menos fotografia. Não sei o motivo disso, acho que a pressão baixa me deixou meio em baixo astral hoje.
Um hórreo feito no alto, deve ser para melhor ventilação.
Horreo estilizado.
Por um bom trecho o Caminho segue a rodovia 547
O monolito marca : a 69,347 km de Santiago de Compostela ! Uma sensação estranha vai tomando conta do seu espírito. De estar quase chegando, sem nenhum incidente de percurso, em absoluta tranquilidade ! E lá no fundo, um sentimento de pena, de fim de festa.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A pouco mais de 5 km de Palas de Rei, após o povoado de Eirexe, há um desvio para Vilar de Donas. Ali se encontra a Iglesia El Salvador de Vilar, do século 12. Foi construída por irlandeses (há vários desenhos com motivos irlandeses). Não a visitamos, deve-se fazer um desvio de 2,3 km para se chegar lá. Com a volta seriam mais 4,6 km, e por isso decidimos não ir, estavamos cansados. Mas, resolvi mencioná-la aqui, para deixar esse post mais completo. As fotos são de outros sites.
Os muros desta igreja são tumbas de alguns Cavaleiros da Ordem de Santiago. No seu apse, há alguns frescos do século 15. A igreja tem um belo portal. Abre após as 11:00, mas se ao chegar estiver fechada, o peregrino pode procurar o encarregado para abri-la.
Fresco do século 15
Lápides de sepulcros de Cavaleiros de Ordem de Santiago
Detalha da porta
Frescos do século 15.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Dia apinhado de peregrinos.
Palas de Rei: uma cidade “moderna” (considerando que quase todas cidadezinhas que passamos eram mediavais) e minúscula.
A concha e a cruz da Ordem de Santiago, em Palas de Rei.
Comentários
Postar um comentário