O caminho de Belorado até SAN JUAN de ORTEGA
30,3 km - 29 de abril de 2018
Logo após a saida de Belorado, sobre o rio Tirón, há uma ponte mediaval. Ela estava fechada, passamos pela ponte nova, ao lado.
Saindo de Belorado
Pouco depois de Belorado (5 km) chega-se a vila Tosantos. Ao longe, talvez a uns 2 km fora do caminho, se avista a Ermita Virgen de la Peña de Tosantos. Não fomos até lá. Ermita é uma pequena igreja, erguida para servir pequenas comunidades, com serviços religiosos periódicos (isto é, sem um padre fixo; e sim um que visita periodicamente esta igreja para missas, batismos, etc.).
Esta ermita é famosa por ser construida dentro de uma paredão de pedra, como se fosse uma caverna. Tem ela um bonito retábulo. Ao lado da ermita, há um santuário também construido em caverna.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
“Bikegrinos”, ao fundo, a vila de Villambistia.
Bebedouro em Espinosa del Camino
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Encontramos ruinas de um grande portal. É dificil acreditar que esse portal é tudo o que restou do Monastério de San Felices de Orca, construido no século 9. Diego Porcelos, que conquistou Burgos dos mouros, está enterrado neste local. Em 01 de março de 1984, quando Burgos comemorou seu 1100o. (milésimo centésimo) aniversário, uma placa foi colocada neste local, relembrando este fato.
O portal é tudo o que restou do monastério. Eu não tenho a menor dúvida : levaram todas as pedras da para construir casas, não resta mais nada no local.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
3,5 km após Villafranca Montes de Oca há o Monumento a los Caidos. Nele há uma placa memorial : “Monte de la Pedraja, 1936. Neste local foram fuziladas cerca de trezentas pessoas que apoiaram o golpe de estado do general Francisco Franco contra a II Republica, legitimamente estabelecida, e que deu lugar a Guerra Civil Espanhola entre 1936 a 1939. Foram assassinados nos primeiros meses da Guerra Civil por seus ideais políticos e por defender a liberdade. Este humilde monumento, erguido por seus familiares, servirá para que nunca esqueçamos sua memória. Não foram inúteis suas mortes, foram inúteis seus fuzilamento. Descansem em paz”.
Ao lado do Monumento a los Caidos, existe um local de descanso, paramos ali para lanchar.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mais uma área de descanso. Fuente Mojapán. Demos uma paradinha.
Muito vento frio neste dia.
Andamos mais 8,5 km e chegamos ao Albergue Monasterio San Juan de Ortega. O local antes abandonado foi “reavivado” pelo governo, em função do aumento explosivo dos peregrinos a partir de 1995. Os monjes que habitavam este local eram Augustinianos. A Ordem Religiosa de Santo Agostinho foi fundada por São João de Ortega, que está enterrado neste local.
Foto from : https://rjlcamino.wordpress.com
Tulipas
San Juan de Ortega
Tulipas
Atapuerca é um local de descobertas arqueologicas. Daí a placa com um homem de aparencia aborígene.
“Nosso” hotel em Atapuerca, o secular Papasol.
From “Camino de Santiago”, John Brierley, Ed. Camino Guides
Comentários
Postar um comentário