O caminho de Carrion de los Condes a LEDIGOS
Solange iniciando o caminho de manhã……….
Etapa de caminho ensaibrado, uma estradinha rural.
From “Camino de Santiago”, John Brierley, ed. Camino Guides.
Ruinas da Abadia de Santa Maria de Benevivere.
Um pouco de história nesta etapa do Caminho. A Abadia de Santa Maria de Benevivere, a 5 km de Carrion de los Condes, foi construída no século 12, e hoje o que restou são poucas ruinas.
Foi construída por Don Diego Martinez de Villamayor, um nobre bastante influente durante o reinado dos reis Alfonso VII, Sancho III e Alfonso VIII.
Construiu também um hospital próximo a abadia, chamado Hospital San Torcuato, para servir aos peregrinos.
A Igreja Católica perdeu a propriedade, foi confiscada pela coroa em 1835 pelo Decreto de Confisco Eclesiástico de Mendizabal. A coroa vendeu a propriedade em 1843 e os novos proprietários demoliram a Abadia. Antes da demolição, todas as relíquias e obras de arte foram retiradas e hoje estão em museus.
Gravura antiga do interior da Abadia de Santa Maria de Benevivere
Uma árvore solitária. Para mecanizar a agricultura, é preciso desmatar tudo, mas essa árvore foi poupada.
Almoçamos aqui, em Calzadilla de la Cueza. O cozinheiro era um brasileiro, e a comida (aleluia!) era boa. Também trabalhava aqui um recifense, com cara e papo de quem quer voltar ao Brasil.
Após Calzadilla de la Cueza se encontram as ruinas do antigo monastério de Santa Maria de las Tiendas. Suas origens são do século 12, quando a Ordem de São Tiago fundou neste local um albergue para peregrinos, que posteriormente transformou-se num monastério. O local era ponto de apoio para os peregrinos (em geral, franceses) até o século 19, quando então entrou em decadência.
Uma ermita foi construída posteriormente no local, em estilo neogótico.
Casa de adobe, em Ledigos.
Por todo caminho, existem casas feitas de pedras. Porem nesta região não há pedras e por isso algumas casas foram feitas de adobe (mistura de barro, pedregulhos e capim).
Hotel La Morena , onde nos hospedamos. O chek-in é no balcão do bar. Alias, um bar bem animado.
Comentários
Postar um comentário