Caminho Portugues Santiago -Tomar a Alvaiazere

De Lisboa a Santiago

Etapa 06 - de Tomar até Alvaiazere

Etapa caminhada em 10/06/2019 - 33,2 km

Após um dia livre  em Tomar, seguimos a caminhada. Dia estava bonito, céu limpo e temperatura agradável. Escolhemos bem a época, julho.

Saida de Tomar  (retomada do caminho)

Seguimos até a Ponte Velha (R. Marques de Pombal) e dali, após a Capela de Santa Iria,  tomamos a rua da Fábrica da Fiação. Dali seguimos em direção a Ponte de Peniche.

Ponte de Peniche em Tomar

A ponte de Peniche é uma ponte romana com dois arcos construída na travessia de um riacho (atualmente seco) que desaguava no rio Nabão, na cidade de Tomar. Ela estava, infelizmente tomada pelo mato.

Ponte do Peniche
Solange no caminho Tomar-Alvaiazere

Claudio no caminho Tomar-Alvaiazere. O dia está lindo e o caminho verdinho.

As 10:10 chegamos num vilarejo, Casais. Ali havia uma fonte simpática, com azulejo de São João. Paramos para foto.
Bebedouro em Casais

Solange ao lado de uma seta no bebedouro
From: Camino Portugues - John Brierley - Ed. Camino Guides

O caminho entra numa estradinha rural, era um caminho do Império Romano.
Caminho romano

Seguimos por uma floresta de eucaliptos. País pequeno, Portugal tem muita área de reflorestamento comercial.
Um sobreiro
Vi, pela primeira vez na vida, um sobreiro, ou chaparro. Dessa árvore se extrai a casca, que é chamada de cortiça. Por sua vez, a cortiça vira rolhas de garrafa. Fiquei impressionado com a mutilação sofrida pela árvore. Mas apesar da aparência, ela se recupera sem problema nenhum.

Já bem tarde, chegamos ao restaurante Tojal Doiro para almoçar. Não encontramos restaurante decente antes, e por isso decidimos caminhar até o Tojal. Chegamos lá as 14:30, cansados e famintos. Encontramos o restaurante fechado ! Fomos então ao bar ao lado do restaurante e perguntamos a uma moça balconista se podíamos almoçar ali mesmo, no bar. Ela foi até a cozinha, voltou e disse que o cozinheiro, que já tinha batido o cartão, ia preparar comida para nós, e abriu a porta do restaurante. Ufa ! Ainda bem que existem boas almas neste Portugal maravilhoso !

Bar e restaurante Tojal Doiro

As 18:30, após 10 horas de pé na estrada, chegamos em Alvaiazere ! Foram 33,2 km, andamos num ritmo lento, sem pressa, "fiscalizando a natureza".
Um azulejo em Alvaiazere, Portugal

Em Alvaiazere, ficamos no Hotel o Braz. Começou a esfriar bastante, estávamos cansados e tínhamos que sair para procurar restaurante para jantar. Perguntamos para o gerente do hotel (que era filho do dono do hotel) aonde poderíamos comer qualquer coisa. Ele informou que o dia era feriado nacional e estava tudo fechado. Mas, ele disse que "meus hospedes não podem passar fome", e foi abrir o restaurante ! Ele era também o cozinheiro e chamou todos os hospedes para jantar. No almoço fomos salvos pela moça do bar, e agora o gerente quebrou nosso galho !

Alvaiazere é uma cidade bonita, até "grande" (para os padrões do Caminho, que é salpicado de pequenas vilas).

Clique aqui para ir ao indice do Caminho Portugues Central

Clique para ir ao mapa do site