A tumba de São Tiago e o Campo de Estrelas

Li várias versões sobre o descobrimento dos restos mortais de São Tiago na Espanha. Existem muitas explicações místicas, fantasiosas, mirabolantes, como era de se esperar sobre um tema dessa natureza.

A versão mais palpável, seria a que se segue.

Sendo Tiago, o Maior, incumbido por Jesus Cristo a pregar sua palavra no ocidente, Tiago iniciou sua peregrinação pela Europa, levando as palavras de Jesus. Teria chegado até a Espanha e Portugal. A certo momento, decidiu voltar para Jerusalem. Ao chegar, foi preso por Herodes Agrippa, rei romano da Judeia. Foi então martirizado e decapitado no ano 44 d.C.

Dois de seus discípulos, Atanásio e Teodoro, recolheram seus restos mortais, depositaram os numa arca de mármore, e com uma embarcação rustica tentaram levar o corpo a algum lugar para sepulta-lo. Provavelmente, se perderam no mar Mediterrâneo e ficaram a deriva. O barco cruzou o Gibraltar, e após navegar toda costa portuguesa, entrou no continente pelo rio Ulla, seguiu por um afluente chamado rio Sar e acabou num local onde hoje é chamado de Padron, perto de uma vila romana chamada Iria Flavia.

Os dois discípulos pediram permissão ao governante local para sepultar o corpo. Este governante concedeu dois bois para carregar o féretro até a uma floresta, em um local chamado Libredón, e ali sepultaram Tiago. Atanásio e Teodoro permaneceram em Padron até morrerem, quando então foram sepultados ao lado de Tiago.

Mapa GM1_thumb[1]

O Campo de Estrelas

Séculos depois, em 813, um ermitão chamado Pelagio contou ao bispo Teodomiro, de Iria Flavia, que havia visto uma chuva de estrelas cair sobre a floresta de Libredón. Intrigado, o bispo foi até ao local e fez uma busca. Encontrou então três tumbas, a maior continha uma arca de mármore com as inscrições “aqui jaz Jacob (Tiago), filho de Zebedeu e Salomé, e irmão de João”. As outras duas tumbas seriam de Atanásio e Teodoro.

A descoberta foi comunicada ao papa e ao rei Alfonso II, que ordenou que fosse construída uma igreja em um local que foi batizado de “Campus Stellae” (Campo de Estrelas), onde hoje se encontra uma catedral. Uma cidade foi se formando ao redor da igreja, que foi batizada pelos espanhois de “Compostela”; e mais tarde rebatizada de “Santiago de Compostela”.



Clique aqui para continuar a ler

Clique aqui para ir ao mapa (indice) do site

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santiago Matamouros–a batalha de Clavijo

Santiago (São Tiago)–quem foi ?

A concha como simbolo do Caminho Santiago