caminho portugues santiago compostela




Introdução - planejamento


(Post escrito em 19/03/2019)
Feito o Caminho Frances em 2018, resolvemos fazer outro caminho. A principio, cogitamos em fazer o Caminho do Norte, mas julgamos que ele é muito "costline", muito litorâneo, com cara de férias de verão na praia. Optamos então pelo Caminho Central.
Nesse momento, ainda não partimos, está programada a saída em 03/06/2019.
Até lá, vou pesquisando o Caminho, o que fazer, as atrações turísticas do caminho, as opções de hotéis, albergues, restaurantes, bares, padarias (que em Portugal chamam de paneterias), etc. Estou nessa pesquisa desde janeiro 2019.
O roteiro já está traçado, programado : 


Existem várias sugestões de roteiros na internet, mas eu escolhi seguir o roteiro sugerido por John Brierley, no guia "Camino Porgutuès"


Cronograma da caminhada


Este é o cronograma  da caminhada. Espero conseguir cumpri-lo. Ele foi feito baseado em disponibilidade de albergues ou hotéis nos destinos finais de cada etapa.
Evidente, a maioria dos peregrinos não concordará com cronogramas, preferindo optar por uma caminhada livre, sem planejamento nenhum, no estilo "easy rider", sem destino.  Mas, optei por esse estilo de viagem planejada, por motivos particulares, que não vou expor aqui, pois não é de interesse dos leitores.
De diferente, veja que no cronograma reservei o dia 06/06/19 para fazer turismo em Santarem,  13/06/19 para Coimbra, dia 19/06 reservei para Porto. E assim, no decorrer da viagem fui deixando alguns dias de folga. A turma dos puristas vai gritar de novo : "vai peregrinar ou fazer turismo ?". Enfim, se a cidade é turística, bonita, eu estou ali de férias, por que nâo passear ? Afinal, é grande a possibilidade de eu não voltar mais nessas cidades.

Caminho da Costa   x   Caminho Central

A partir de Porto, o Caminho Portugues se divide em duas direções, em dois caminhos. O da Costa, julgamos ser muito "summer holiday", muitas cidades litorâneas. O Central é mais histórico, optamos por ele. Entretanto, o primeiro trecho, que vai de Porto a São Pedro de Rates é (segundo algumas informações e estudo do mapa) perigoso e todo ele em asfalto. Por isso, optamos por seguir até Vila do Conde, pelo litoral, e dali seguir até São Pedro de Rates.


Planejamento
Quase tudo que faço na minha vida, faço planejamento antes. É uma mania, odeio surpresas desagradáveis, stress. É meu jeito de ser, sou assim por que fui Analista de Sistemas, uma profissão que deixa você sempre cabreiro, desconfiado e cauteloso. Para o Analista de Sistemas, tudo o que não é analisado, visto antes, dissecado, vai dar merda depois.
Eu fiz um (modéstia a parte) excelente planejamento quando fiz o Caminho Frances, e tudo transcorreu de maneira espetacular, sem stress e sem problema nenhum. Então, quis repetir o mesmo agora que faremos o Caminho Central Português





Planejamento : uma pasta para cada destino...



 Clique aqui para ir ao indice do Caminho Portugues Central

Clique para ir ao mapa deste site (indice)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santiago Matamouros–a batalha de Clavijo

Santiago (São Tiago)–quem foi ?

A concha como simbolo do Caminho Santiago