Calçados - Caminho de Santiago

Botas - caminho Santiago de Compostela


Aquela idéia romântica e idílica de fazer o caminho descalço ou usando sandálias franciscanas, esqueça, a Idade Média já passou. Tenha a absoluta certeza disso: o conforto da caminhada vai depender muito do acerto do calçado correto para os seus pés.
Das partes do corpo, as que mais sofrem numa caminhada longa são os pés. Um tropeção, bolhas, entorses no calcanhar, ruptura de falanges,  podem significar fim da caminhada.

Embora muitos se acertam com um bom par de tênis, o calçado ideal para longas caminhadas é a bota especifica para esse fim. São as botas de hiking/trekking.  Esse tipo de bota tem cano alto para proteger os calcanhares, em caso de torção; tem dois ou três pontos de amarração do cadarço na altura do calcanhar;  e solado grosso, para proteger o pé . Tem também bico rígido, para proteger a ponta do pé e amortecer choques em caso de tropeções.  
A marca top é a Salomon. Alguns modelos dela tem solado contagrip e cobertura parcialmente feita de tecido gorotex..

Quem for caminhar no alto verão, vai sentir os pés pegando fogo. Por isso o ideal é usar botas feitas (parcialmente) com tecido Gorotex. É um tecido impermeável e ao mesmo tempo “respirável", isto é ele deixa os pés mais arejados, permitindo a saída do ar quente, evitando aquecimento excessivo dos pés. O aquecimento dos pés é uma das causas principais do aparecimento de bolhas. 

Contagrip é um tipo de solado desenvolvido pela Salomon. Trata-se de uma tecnologia que balanceia densidade, materiais e usa meticulosamente a geometria para criar o solado perfeito para cada ambiente e tipo de atividade esportiva.  Nas laterais externas são usados materiais com maior densidade para aumentar a durabilidade. Enquanto no centro são usados materiais de menor densidade, para maior flexibilidade, conforto e tração.

As botas da Salomon oferecem dois tipos de solado :  flexível ou rígido. Eu prefiro o solado mais rígido, firme.
Em tempo: eu não ganhei nada para falar bem da Salomon 😂😂.

Deve-se sempre comprar uma bota com um numero maior que o calçado usual. Por dois motivos, nas caminhadas é aconselhável usar meias mais grossas, e o pé começa a inchar a partir dos 10, 12 km. Também deve ser impermeável,  para casos de chuva. 

Botas x tenis

As botas de hikking/trekking foram desenvolvidas, obviamente, para esses tipos de atividades. Portanto elas obrigatoriamente devem ser melhores que os tênis, que são desenhados e aptos para outros tipos de atividade esportiva.
A grande vantagem da bota é o cano alto, para proteção do calcanhar. Na caminhada de 2019, na entrada da cidade do Porto, enfiei meu o pé esquerdo num buraco. Senti uma dor enorme no tornozelo, mas o cano da bota me salvou. Eu tenho certeza absoluta que se estivesse de tênis, a caminhada tinha terminado ali, e eu teria que ser levado a algum pronto socorro. 
Os defensores do tenis são aqueles que por sorte não sofreram nenhum acidente grava usando tenis.


Acho desnecessário levar sandálias para as horas de descanso. Melhor é levar havaianas, obrigatórias, para tomar banho e usa-las nas horas de descanso. Entretanto, quem desejar levar uma sandália leve e barata, sugiro essa da Decathlon : 


Proximo post

Clique aqui para ir ao mapa do site



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santiago Matamouros–a batalha de Clavijo

Santiago (São Tiago)–quem foi ?

A concha como simbolo do Caminho Santiago