Dicas gerais

Caminho de Santiago Compostela - dicas


(Escrito em 12/2018)

1 – Caminho de Santiago - Despacho de bagagem

Embora o peregrino purista insiste que “o verdadeiro peregrino carrega todos os seus pertences, buscar auxilio nessa tarefa é fraude”. E chama os que despacham bagagem de “turisgrino”. Bobagem, e das grandes. O serviço existe, e não é necessário que a caminhada seja um martírio.
Alem disso, muitos peregrinos já não tem o vigor da juventude, ou tem alguma limitação fisica, como por exemplo hernia de disco, não estão em condições de carregar toda a bagagem.
A dica é carregar somente o necessário à caminhada (água, comida, medicamentos, capa de chuva, celular, etc) e despachar o restante (produtos de higiene pessoal, saco de dormir, chinelo, livros, etc).
Há duas opções de despacho : pelo correio ou por empresa de transporte (a Jacotrans é a maior e melhor do Caminho Frances).
O máximo permitido para despacho é 15 kg. por volume.
É possivel programar os despachos (todas as etapas) no site https://www.pilbeo.com/

Despacho de bagagem - como funciona 

O peregrino prepara a bagagem e contrata a empresa de despacho por telefone. Esta recolhe a bagagem e o valor do frete (em dinheiro) no albergue ou hotel, de manhã e despacha ao proximo destino indicado pelo peregrino.  O peregrino deve deixar o pagamento em espécie junto com a bagagem, juntamente com a informação do local da entrega. Se o peregrino não decidiu ainda aonde se hospedar no próximo destino, escolhe um hotel ou albergue qualquer e manda entregar nele. Não é obrigatório se hospedar nesse local escolhido. 

A bagagem chega mais ou menos 14:00.
Quem fizer reserva de hotel da viagem toda, pode também fazer reserva de despacho no site www.pilbeo.com da viagem toda.
O custo (2018) de despacho de cada etapa é de 5 a 6 Euros.
O serviço é disponível desde Saint Jean Pied de Port até Santiago de Compostela. 
No Caminho Portugues, é disponivel a partir de Porto.
No Caminho a Finisterra também existe esse serviço.

2- Trem de Madrid (Estação Atocha) até Pamplona

Quem chega a Espanha via Madrid, sugiro que se vá a Pamplona de trem (saida em Madrid, Estação Atocha). Encontramos um grupo que fez tudo direto, sem dormir : Sao Paulo-Madrid-Pamplona-Saint Jean Pied Port. Uma loucura, uma maratona. Eu dividi a viagem em duas partes : S.Paulo-Madri, Madri-SJPP.
Desembarquei no Aeroporto de Madrid, peguei um taxi (por pura comodidade, existe estação de Metro no Aeroporto), e fui até ao hotel que tinha reservado, e que recomendo pelo preço, localização e qualidade: Hotel Ibis Budget.
Quem quiser sair do Aeroporto e ir até a Estação Atocha de Metro, deve fazer duas conexões (linha 8, linha 9 e linha 1). Complicado, cheguei cansado e não quis fazer isso, carregando bagagem. Peguei taxi.

Mapa HOtel ate Puerta de Atocha

Do Hotel Ibis até a estação de trem são 1,8 km, pertinho (para quem vai andar 800 km, isso é muito pouco). Este hotel estava lotado de… peregrinos.
O trem para Pamplona sai da Estação Atocha. Eu comprei o ticket via internet, no site www.raileurope-world.com. Paguei 50 Euros


3 – Onibus de Pamplona até Saint Jean Pied Port

A distancia entre Pamplona até Saint Jean Pied Port é de 51 km. Antes da minha caminhada, vi muitos blogs sugerindo “rachar taxi”. Eu fiz de onibus, achei barato (23 Euros)  e comprei o meu ticket via internet, no site da empresa de onibus que faz este trecho : www.alsa.com .
Chegando em Pamplona (de trem), a distancia entre a Estação Ferroviaria até a Rodoviaria (ônibus) é mais ou menos 2 km. Neste trecho, pode-se aproveitar e comprar em Pamplona a credencial do peregrino. 

    Mapa do centro de Pamplona -

4 – Tomadas na Espanha

A energia da Espanha é 220V e a tomada é de dois pinos. Sugiro que leve um benjamim com o macho pequeno, que entre nesta tomada espanhola. Ela é em “baixo relevo”.
Tipo da tomada

5 – Caminho Frances - Guias turisticos

O guia mais vendido no Brasil, sobre o Caminho Frances é esse :

Guia de DAniel Agrela
Outro guia muito bom, cujos mapas aparecem neste site, é esse :
Guia john-brierley

6- Caminho de Santiago - Ritmo de caminhada



Não faça jornadas longas e muito cansativas. Estabeleça um limite tal que a caminhada não se transforme em uma maratona, um sacrifício. Não vale a pena apenas andar, andar, andar. É preciso ter um ritmo tal que você curta o caminho, tire fotos, pare para conversar, pare visitar monumentos, etc.
Alguns peregrinos andam rápido para chegar primeiro e pegar banheiro limpo, escolher melhores camas no albergue, etc. Não vale a pena.
O ideal é de 20 a 22 km por dia, para os de condição física normal; que andam a mais ou menos 4,5 km/hora; de 22 a 27 km por dia, para os que tem condição física melhor e andam mais rápido.

7 – Acorde cedo
A manhã é mais agradável para se caminhar. O clima é mais frio, os pássaros cantam, e o peregrino chegará ao proximo destino mais cedo, tendo assim um tempo, um final de tarde para passear pela cidade. Por isso, acorde o mais cedo possível.

8 – Caminhar sozinho ou acompanhado ?


Os brasileiros em geral gostam de andar em grupo, enturmar-se. Tem medo de ficar sozinho, dependem demais de amizades, de outras pessoas. Tendem a agrupar-se (e fazer bagunça e barulho  demais, coisa que o europeu detesta - exceto o italiano, mas este não é exatamente um europeu...).
Andando em grupo sempre tem aquele mais apressado que é o coelho, que dita o ritmo a caminhada. E tem também os que andam muito devagar. As vezes, este ritmo não é o melhor para você, e aí tem que ficar regulando seu ritmo de acordo com o ritmo da turma.
E também as vezes tem aqueles tagarelas que falam sem parar, e vão emendando assuntos maçantes que não te interessam, contam piadas sem graça, etc
E tem aqueles que ficam te pentelhando.
Eu prefiro andar sozinho, parar para contemplar a paisagem, para tirar foto, descansar, comer alguma coisa, tomar água etc., o que quase nunca é possivel quando se anda acompanhado.
Também acho que a caminhada é um período da sua vida que você reservou SÓ PARA VOCE, para meditar, se isolar (pelo menos uma vez na vida) de tudo. Andar sozinho é uma experiência maravilhosa, é quando você cuida e fica preocupado com uma só pessoa : você mesmo.
Mas, se ainda assim você preferir andar acompanhado, é muito fácil fazer amizades na peregrinação. Especialmente com brasileiros, que são bastante "acessíveis". 

9-Faça alongamentos

É aconselhavel fazer alongamentos antes de iniciar a caminhada e no final dela. É importante fazer alongamento da sola do pé, para evitar fascite plantar, comum quando se caminha demais.

10-Hoteis (Caminho Frances)

Quem quiser ficar em hotel, em vez de albergue, deve fazer reservas com pelo menos 90 dias de antecedência. Eles lotam rapidamente. O motivo é esse: o Caminho passa na sua maior parte em vilarejos pequenos, com dois ou tres hoteis pequenos (em geral, casas antigas adaptadas). Os hoteis das cidades menores do Caminho Frances tem em média 8 a 12 quartos, são caros pelo que oferecem, mas são todos limpos e com água quente. 

11. Caminho Frances - Quando ir ?

Essa é uma opinão minha, pessoal : as melhores datas para se começar o Caminho Frances são :  25 de abril  e 20 de agosto. Saindo nestas datas pegará clima ameno, caminho não muito apinhado, albergues e restaurantes abertos, vegetação verde e exuberante.

Entre 15 de Julho até 15 de agosto é período de férias escolares na Europa, o Caminho pode estar superlotado
De novembro a meados de  abril arrisca a pegar frio e neve pelo caminho. Junho a agosto é muito quente. 

De dezembro a março o frio é intenso, neva em vários pontos do Caminho Frances. A neve esconde setas amarelas, há o sério perigo de se perder num ambiente gelado. A maioria dos albergues, hotéis e restaurantes estão fechados,  e alguns trechos do caminho podem estar interditados. Nós brasileiros, não sabemos lidar com o frio europeu, nem com a neve. Lembrando ainda que no frio, a mochila pesa mais (precisa levar roupa de frio), o equipamento deve ser apropriado para neve (é caro e difícil de se encontrar no Brasil). 
Quem anda sob neve corre o perigo de cair numa snow bridge, que é um falso caminho feito de neve. As snow bridges são muitas vezes invisíveis e  perigosíssimas.
Tem muito brasileiro que fez o Caminho Frances em Dezembro-Janeiro, voltou encantado com "a maravilha dos campos nevados", mas ignoram os riscos que correram. 
Em 2013 um brasileiro (Gilbert Janeri) saiu de SJPP em condições de inverno rigoroso, sofreu uma queda, ficou isolado e imobilizado. Faleceu de hipotermia.
Setembro é a melhor época de frutas na Espanha.
Evite os anos de júbilo, pois são anos de superlotação. 

12. Caminhos de Santiago - Orientação

"Siga as setas amarelas", cansei de ouvir isso. De fato, o Caminho Frances e o Portugues são muito bem sinalizados. A regra é essa : chegando numa encruzilhada, numa bifurcação e não vendo nenhuma seta amarela indicando que caminho tomar, volte pois é provável que você errou o caminho. 


 Clique aqui para ver dicas sobre calçados


Clique aqui para continuar a ler

Clique-aqui-para-ir-ao-mapa-indice-d[1]





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Santiago Matamouros–a batalha de Clavijo

Santiago (São Tiago)–quem foi ?

A concha como simbolo do Caminho Santiago