A concha como simbolo do Caminho Santiago
A concha, muito comum no litoral da Galicia, já há muito tempo é o símbolo do Caminho de Santiago. O simbolismo da concha tem sido alvo de diversas explicações, metafóricas, praticas e fantasiosas.
As versões mais comuns, para explicar como a concha se tornou símbolo do Caminho são essas :
1) Os primeiros peregrinos ao partirem de casa levavam consigo algumas conchas para servirem de tigela na hora de se alimentar e para beber água. É uma explicação duvidosa, pois as conchas são encontradas na Galícia, que é o final e não o inicio da peregrinação.
2) Os peregrinos da antiguidade voltavam para casa levando consigo conchas da costa da Galícia, para provar que estiveram em Santiago de Compostela, e tambem para guarda-las como suvenires. Esta parece ser a explicação mais aceitável de todas.
3) O desenho da concha tem diversas linhas que convergem a um único ponto, e cada linha representa um caminho diferente. Por isso a concha, metaforicamente, representa que varios caminhos levam a Santiago de Compostela.
4) Após a morte de Tiago, seus discípulos embarcaram seu corpo para ser levado até a Espanha para ser ali sepultado, no local aonde hoje é a cidade de Santiago de Compostela. Já na costa espanhola, a embarcação entrou numa grande tempestade, e o féretro se perdeu no mar. Algum tempo depois, o féretro apareceu numa praia, intacto e coberto de conchas.
5) Após a morte de Tiago, seu corpo foi transportado por um barco pilotado por um anjo até a Espanha para ser ali sepultado, no local aonde hoje é Santiago de Compostela. Quando o barco se aproximou do litoral, na chegada, um casamento estava acontecendo na praia. O noivo estava em um cavalo e viu o barco se aproximando. Ao ver o barco, o cavalo ficou irrequieto, saiu em disparada e entrou no mar com o noivo. Quando o cavalo e o noivo saíram do mar, estavam cobertos de conchas (esta versão é tão fantasiosa e infantil que quase não escrevi ela aqui).
6) Existe também essa teoria, tanto simplória quanto admissível : as conchas aparecem realmente em diversas figuras e estátuas antigas de São Tiago peregrino. Os comerciantes perceberam isso e passaram a vender conchas como suvenires. O sucesso de vendas foi grande, a concha se popularizou tanto a ponto de tornar-se símbolo do Caminho.
Uma estátua de São Tiago peregrino (do século 16) portando diversas conchas. (Museu das Peregrinações, Santiago de Compostela).
A cruz vermelha que aparece muitas vezes impressa na concha é o símbolo da Ordem de Santiago.
Comentários
Postar um comentário